Results

Thursday, March 15, 2007

Backup das mensagens de e-mail do Outlook Express

TUTORIAL 01
Neste tutorial abordarei a realização de uma cópia das pastas de mensagens de e-mail do Outlook Express. Desta forma você poderá recuperá-las no caso de uma perda dos dados do disco rígido ;) ...



As mensagens do Outlook Express são arquivos com a extensão .dbx e como o Outlook Express não tem uma opção para fazer backup, bastará você copiar estes arquivos para outros diretórios, unidades de disco, e até discos virtuais na Internet:

Para saber o endereço do diretório no qual se encontram esses arquivos, vá ao Outlook Express, clique no menu Ferramentas e selecione o item Opções. Clique na guia Manutenção e depois no botão Pasta de armazenamento:

Na tela que irá aparecer você terá o endereço exato da pasta onde são armazenadas as suas mensagens:
- no Windows 2000/XP ela segue o padrão \Documents and Settings \ \Local Settings \Application Data \Identities \{código com mais de 30 letras e números} \Microsoft \Outlook Express.

- no Windows NT ela segue o padrão \WinNT \Profiles \ \Local Settings \Application Data \Identities \{código com mais de 30 letras e números} \Microsoft \Outlook Express.

- no Windows 9x/Me ela segue o padrão \Windows \Application Data \Identities \{código com mais de 30 letras e números} \Microsoft \Outlook Express:

Para selecionar a pasta aonde se encontram os arquivos com as mensagens do Outlook Express, faça o seguinte:

1. Pressione a tecla TAB por duas vezes (ou selecione o endereço completo com o mouse, clicando com o mouse no início dele - antes de C:\, no caso acima - e arrastando o cursor até o final do mesmo) e o endereço será selecionado.

2. Copie-o para a área de transferência do Windows, teclando Ctrl + C

3. Na área de trabalho clique no ícone Meu Computador (ou abra o Internet Explorer), selecione a barra de endereços, tecle Ctrl + V e depois Enter.

4. Neste momento você está na pasta aonde se encontram todos os arquivos e poderá copiá-los para outra pasta, realizando desta maneira o backup deles

5. Selecione todos os arquivos com extensão .dbx e tecle Ctrl + C. Agora vá para a pasta aonde você deseja copiar estes arquivos (crie uma pasta C:\Backup do Outlook Express, por exemplo) e tecle Ctrl + V. Agora basta aguardar a finalização da cópia.

Uma dica importante: antes de realizar o backup dos arquivos .dbx você pode compactá-los para que eles ocupem menos espaço no seu disco rígido: no Outlook Express clique em Arquivos > Pastas > Compactar todas as pastas.

Para restaurar os arquivos, basta copiá-los de volta para o local de armazenamento do Outlook Express e caso você queira escolher outra pasta aonde Outlook Express deverá manter as suas mensagens, clique no botão Alterar e selecione-a.




No comments: